segunda-feira, 18 de abril de 2005

Seti@Home

Seti@Home é um projeto da universidade de Berkeley para análise de dados de radiotelescópios de vários lugares do mundo. Para amantes das ciências e dos computadores isso não é novidade. Mas vale como um link a mais na conta do google.

A quantidade de dados captada pelos radiotelescópios é enorme, atualmente os processos de análise são demorados, não permitem que um único computador analise todas as informações. Por isso criou-se um software que qualquer um pode baixar configurar, por exemplo, como proteção de tela. Quando o computador está ocioso a proteção de tela capta blocos de dados captados por radiotelescópios e executa análise matemática. Hoje cada bloco é analisado mais de uma vez por diferentes 'voluntários'. Essas análises servem como pré-filtragem para ajudar a identificar os blocos mais promissores, que são re-analisados por cientistas nos seus computadores.

Eu estou sendo muito relapso com relação a responder os pacientes leitores do meu blog. O último felizmente rendeu alguns comentários, e eu ainda não respondi todos. Espero complementar as idéias que ficaram em aberto tanto nos comentários quanto no meu próprio texto.

1 Comentários:

Às 4:57 PM , Blogger Unknown disse...

Ja achou algum ET?

Bom, na verdade eu acho que o melhor meio de se manter uma conversa a respeito de um post (mais para artigo) é com os leitores publicando suas respostas nos próprios blogs. O registro das conversas pode ser mantido via trackbacks.

Isso tem muitas vantagens sobre o mecanismo de comments; mas requer que todo mundo tenha o seu blog, incluindo o Fábio Anonymous Oliveira.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial